Laboratório de Ciência ao Vivo do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

LCV

Pesquisar este blog

Grandes quantidades de água descobertas na Lua

domingo, 22 de novembro de 2009

É oficial: há água na Lua, e muita. Quando derretida, a água pode potencialmente ser usada para consumo dos astronautas ou para extrair hidrogénio para combustível.



A sonda LCROSS da NASA descobriu camadas de água gelada no pólo sul da Lua, quando aí colidiu no mês passado, anunciaram na semana passada os cientistas da missão. As descobertas confirmam as suspeitas anteriormente anunciadas, e em grande.



"É verdade, descobrimos água. E não foi pouca, descobrimos uma grande quantidade", disse Anthony Colaprete, cientista do projecto LCROSS e seu investigador principal, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Moffett Field, Califórnia, EUA.



A sonda LCROSS colidiu no pólo sul lunar, numa cratera chamada Cabeus, no passado dia 9 de Outubro. A sonda atingiu a superfície lunar, num esforço de criar uma pluma de detritos, para os cientistas analisarem em busca de sinais de água gelada.



Dados do espectómetro infravermelho. A curva vermelha mostra como seria o espectro para uma nuvem de poeira, amena (230º C), "cinzenta" ou "incolor". As áreas amarelas indicam as bandas da absorção da água. Créditos: NASA


Projecto: “Detectar raios cósmicos e radioactividade na Terra”

sexta-feira, 13 de novembro de 2009




Um dos projectos do LCV, para este ano lectivo, é “Detectar raios cósmicos e radioactividade na Terra”. Com o apoio do Ciência Viva e do LIP (Laboratório de Instrumentação e Partículas) adquirimos o equipamento necessário para este trabalho.


Com esse equipamento, um grupo de colaboradores do LCV está a medir a radioactividade (radiação de fundo e gás radão) em diferentes locais da escola e irá realizar sessões de observação de radioactividade, numa câmara de nevoeiro, abertas à comunidade escolar.


Também no âmbito deste projecto e em colaboração com a BECRE, iremos promover debates na escola, com a presença de especialistas em radioactividade, raios cósmicos e partículas elementares.


O primeiro destes debates será orientado pelo professor Pedro Abreu, investigador do LIP, e terá lugar no dia 26 de Novembro às 16h, na BECRE.  O tema deste debate é “Das partículas às Estrelas”.

Astroboletim

quarta-feira, 11 de novembro de 2009



Site muito interessante sobre astronomia, é basicamente um boletim sobre astronomia, com imagens e notícias muito interessantes!

Aqui fica o de hoje: Astroboletim nº598 11/11/2009.

Quanto ao concurso, aviso que há um ligeiro atraso, devido ao baixo número de inscrições, e a outros motivos, mas que esse assunto será tratado o mais cedo possível.

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire