Escola Secundária Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

Pesquisar este blog

Caçadores de asteroides

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A nossa escola iniciou este ano a sua participação na Campanha Internacional de pesquisa de asteroides (IASC). Esta campanha é da responsabilidade do Dr Patrick Miller da Universidade de Hardin-Simmons no Texas - EUA  e é coordenada em Portugal pelo Nuclio (associação cujos objetivos são a divulgação e ensino da Astronomia / Astrofísica).



A equipa da nossa escola é constituída pelos alunos do 8º3, Diogo Perfeito, Félix Andrade, Samuel Silva e Rute Azevedo e pela professora Helena Spencer, sendo todos colaboradores do LCV.
Esta equipa tem vindo, desde o início do ano letivo,  a aperfeiçoar a técnica de utilização do programa Astrométrica que permite a pesquisa de asteroides.



A nossa campanha começou a 13 de fevereiro e termina a 20 de março e tem decorrido com bastante entusiasmo por parte dos nossos caçadores.  Esperemos a sorte esteja do nosso lado e que encontremos um novo asteroide!


Parabéns aos vencedores!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Realização das provas das VII Olimpíadas da Ciência - 20 de Fev

Meteorito nos Urais

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Na sexta feira dia 15, dia marcado para a passagem do asteróide 2012 DA 14 rente à Terra (a apenas a 27.600 quilómetros da Terra, menos de um décimo da distância a que estamos da Lua) e que foi descoberto o ano passado pela observatório de La Sagra, na Andaluzia, um meteoro atingiu a Rússia na região de Cheliabinsk, a este dos Montes Urais, às 9h30 locais (3h30 em Lisboa).

Estes acontecimentos são vulgares acontecerem mas muito difíceis de prever pois muitas rochas andam pelo espaço, vindas da Cintura de Asteróides situada entre Marte e Júpiter, e por vezes são atraídas pela gravidade da Terra mas felizmente não têm as dimensões deste - 15 metros de diâmetro e 40 toneladas, segundo Margaret Campbell-Brown, astrónoma da Universidade de Western Ontario, no Canadá.
O meteoro entrou na atmosfera a uma velocidade hipersónica, de milhares de metros por segundo, o que provocou um grande clarão e deixando um rasto de fumo à passagem, travando à medida que a densidade ia aumentando até chegar ao limite da velocidade do som (340 metros por segundo), altura em que ocorre uma explosão sónica. Nessa altura desfez-se e provocou várias ondas de choque.
As consequências foram mais de mil feridos e muitos vidros partidos e edifícios danificados.
No site do Público há várias imagens do que aconteceu.


Publicado por Armando Vivas


Observação de Manchas Solares

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

No dia 8 de Fevereiro, um grupo de alunos do 10º2 orientou uma sessão de observação de manchas solares para os alunos do 7º5. Esta sessão foi organizada no âmbito do projeto "E o céu aqui tão perto.." e foi desenvolvida na disciplina de Física e Química A. Numa primeira fase, os alunos do 7º5 observaram, em tempo real,imagens do Sol do "Solar Dynamics Observatory" e identificaram as manchas solares que, numa segunda fase, foram observadas no Observatório Astronómico da escola, com o auxílio do telescópio. A atividade correu muito bem, só o tempo se portou mal.. havia muito vento e frio.

VII Olimpíadas da Ciência - Equipas concorrentes

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013





21º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores


A Fundação da Juventude está a promover o 21º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores - 2013, o qual se destina a premiar, a nível nacional, trabalhos desenvolvidos nas seguintes áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química, realizados por estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, para conhecimento.
Os jovens concorrentes devem frequentar o ensino básico, secundário, ou o 1º ano do superior, e podem concorrer individualmente ou em grupo, no máximo de 3 elementos.

Prazo limite: 19 de abril de 2012

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire